Pular para o conteúdo principal

Pense na aposentadoria: nunca é cedo!

9 razões para ir de ônibus ao trabalho




Inspirado no Bruno Coutinho (O que aconteceu quando decidi vender meu carro e investir o dinheiro), que se inspirou no Ofli Guimarães (Por que troquei meu carro pelo Uber), resolvi escrever porque não vou de carro ao trabalho e a outros lugares e sim de ônibus (preferencialmente) e de metrô (subsidiariamente).

Preferencialmente de ônibus por que de onde moro aos lugares que costumo ir, o ônibus é a melhor opção em Sampa. O metrô fica para situações, assim, outras se necessário.

1)   Não há estresse do dirigir no trânsito engarrafado
Dirigir para mim é uma coisa prazerosa, mas com os engarrafamentos constante ou a lenga lenga para o carro andar no trânsito de São Paulo, o prazer se torna irritação e estresse.

Ir de ônibus me poupa disso. Com lentidão ou não, estou lá tranquilamente sem me preocupar e muitas vezes meu ônibus vai pela faixa exclusiva e, portanto, mais rápido!

2)   Não há riscos de riscos ou coisa pior no carro
Quando coloco meu carro na rua a probabilidade de um acidente aumente, claro. Um risco numa encostadinha é o mínimo. Um acidente, ainda que não grave, sempre é possível e o carro ficar forçosamente parado em uma oficina pode ser uma realidade mais plausível e cruel para qualquer um que faz questão de ir de carro ao trabalho.

Quando estou no ônibus sou poupado desses contratempos e até de ficar parado por conta disso. Se necessário, pego o próximo ônibus e continuo meu trajeto. Sem preocupação com oficina, seguro e outras dificuldades.

3)   Não há estresse com horário de rodízio ou busca por uma vaga de estacionamento
São Paulo é uma cidade que tem um sistema de rodízio de placas em que um dia da semana o carro não pode circular no chamado centro expandido. Quem mora nesse tal centro expandido, como eu, nem pode sair de casa com o carro! Acho o sistema injusto, mas é uma discussão para outra ocasião.

Estacionar? Outro parto. Quando temos vagas, são caras ou em horários não muito procurados, ou seja, você também não estará lá nesses horários ou é zona azul.

Meu ônibus circula todos os dias úteis da semana sem qualquer restrição quanto ao centro expandido e ainda tem local reservado para parar e eu poder subir ou descer! Nada de rodízio ou procurar por uma vaga de estacionamento.

4)   Não sou proibido de usar fone de ouvidos
Quem dirige não pode usar o celular, nem com fone de ouvidos. Isso é bom, pois tira a atenção do motorista. No ônibus não tenho esse problema. Quero ouvir uma música: tranquilamente com um fone de ouvido. Sem multa. Uma palestra ou um vídeo? Tá lá, sem risco de bater o carro ou atropelar alguém. Até a um filme eu posso assistir. Tem gente que vê novela, jornal, é diversão!

5)   Posso ler um livro em papel, no celular
É certo que essa razão é muito parecida com a anterior, mas há mais entretenimento aqui, pois posso ler um livro em papel ou no celular. Além daquelas várias coisas comuns de se fazer em celulares, como trocar mensagens, navegar na internet, nas redes sociais, falar com as pessoas por voz e, jogar.

6)   Posso dormir
Se eu tiver sorte de sentar, vou poder dormir, mas isso é possível. Já vi gente, para ficar bem claro, no ônibus de linha, com aquelas almofadas em “U” colocadas no pescoço. É isso mesmo, dá para dormir no busão e chegar em casa, ou no trabalho, ou no próximo compromisso, um pouco menos cansado.

7)   Posso fazer novas amizades e uma social
É isso mesmo, quem anda muito de ônibus muitas vezes faz amigos. No metrô já é mais difícil, pois é mais impessoal, mas no ônibus, quando você fica no mesmo ponto, encontra as mesmas pessoas, vários dias por semana, várias semanas por mês e assim vai. Conheço gente que até arrumou casamento e estou falando de São Paulo, capital, não é de uma cidade pequena.

8)   Faço um tour
Se você for como eu, turista em sua própria cidade, andar de ônibus também é uma boa oportunidade para conhecer melhor a cidade. Vou observando e conhecendo melhor minha cidade e aproveitando para fazer um “tour” e admirá-la. Dá para observar as coisas e as pessoas e ver que há muita beleza escondida em Sampa, uma cidade espetacular.

9)   Tenho mobilidade
Como não preciso me preocupar com estacionamento, rodízio e outras coisas com o carro, vou de um ponto a outro na boa. Deixo lá no ponto meu “carro com motorista”, vou para meu compromisso e mais tarde volto e aguardo um pouco e lá está ele novamente.

São Paulo tem um sistema de pagamento de passagens chamado Bilhete Único, que ajuda bem a reduzir os custos com condução. Infelizmente a integração com o metrô é parcial.

Eu uso o Bilhete Único Mensal, o que me permite andar muito pela cidade por um custo fixo mensal. Há várias outras modalidades de BU e todas são boas. Cada pessoa deve escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil e por rodinha no pé, ou melhor, rodona.

10)   Economia (razão bônus)
Essa razão é importante, mas deixei por último e como uma razão bônus porque não gostaria que você, como eu, escolhesse andar de ônibus somente por ela.

Logo de cara ir de carro perde para o ônibus: são R$ 250,00 de estacionamento, se você tiver sorte de pagar só isso, contra R$ 140,00 de BU mensal. Coloque ainda o combustível. Pronto, já era.

Não vou considerar aqui outros custos do veículo porque você não tem que vender seu carro, como fizeram os caras citados no início. Você, como eu, pode ter outros motivos para continuar com o carro. Eu, recentemente, comprei até mais um, pois as crianças cresceram. Tenho mais motoristas em casa e a realidade mudou.

Conclusão

Então, o que quero mostrar é que, além da vantagem financeira, há vantagens intangíveis ou não fisicamente mensuráveis de se andar de transporte coletivo, pelo menos em Sampa.

É claro que andar de ônibus não é a sétima maravilha do mundo, nem aqui em São Paulo, nem em Nova York, Toronto, Hamburgo ou Londres, mas se você souber tirar proveito, vai ver que muitas vezes é melhor ir de busão do que ir de carro.


Lucas Brizzola

23/02/2017



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inglês na Net

Aqui você encontra a sugestão de vários cursos de inglês na internet. Alguns são pagos, outros meio a meio, mas a maioria é GRÁTIS. Aproveite e compartilhe! ENGVID Assista aos vídeos como se estivesse em uma sala de aula. Professores nativos do Canadá. Aulas com boa didática e vários estilos, sotaques, níveis e há também exercícios e textos. MEMRISE A proposta deste, logo na entrada é “tornar a aprendizagem de línguas e vocabulário tão cheio de alegria e vida que você vai rir em voz alta”. Talvez isso seja um exagero, mas com certeza o aprendizado é bem prático através de exercícios. Ele te dá palavras com os significados, tudo em inglês, e depois cobra o que você aprendeu. PREMIER SKILLS Aqui você aprende inglês através do futebol. Os materiais irão cobrir o mesmo tipo de linguagem que você encontraria em qualquer curso de língua, mas o tema das aulas será de futebol ou relacionado ao futebol. Não é um curso de inglês de futebol, mas um curso de inglês com

Deus tem que me curar. Será?

Nos dias de hoje vemos uma ânsia pela cura que muitas pessoas passaram a exigir de Deus que ele a cure. Determinam que assim será e declaram que se a pessoa está doente é porque está em pecado. Será assim mesmo? Vejamos o caso clássico de Eliseu, um dos maiores profetas, o qual sabia que estava doente e ia morrer daquela doença. Estaria Eliseu em pecado tal que Deus não poderia curá-lo ou mesmo perdoá-lo? Leia a história dele e veja que não era isso. Ele continuava em comunhão com Deus e tanta que o seu defunto, isso mesmo, ele morto, ressuscitou uma pessoa (2 Reis 13:14, 21). Se Deus tivesse que curar todas as enfermidades, João Batista, cheio do Espírito Santo teria curado muitas pessoas, no entanto, não fez qualquer milagre (Lucas 1:15 e João 10:41). Mesmo que o espinho na carne de Paulo não seja uma doença, era um problema e Jesus lhe disse, a minha graça te basta. Ou seja, você não vai ter esse espinho removido, vai continuar com ele. Você vai continuar com